inicio / Noticias / Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera para o futuro

Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera para o futuro


O protótipo Meteor Hybrid oferece uma solução para o transporte rodoviário de longa distância, enquanto o Constellation 26.280 Biometano será testado pelos clientes a partir de 2025. Por outro lado, a nova geração do e-Delivery eleva a eficiência da eletrificação na entrega urbana, e a fábrica de Resende, no Brasil, terá seu primeiro fornecimento de produção com HVO.


Além de apresentar a nova geração dos caminhões preferidos pelos clientes em mais de 30 países, a Volkswagen Caminhões e Ônibus confirma seu compromisso de desenvolver soluções de transporte sustentáveis para todos, com o apoio de seu centro global de engenharia com sede no Brasil. Na última edição da Fenatran, a empresa exibiu dois novos veículos em um espaço exclusivo para o tema: o modelo Constellation 26.280 Biometano e o conceito Meteor Hybrid, junto à nova geração do caminhão elétrico leve e-Delivery. O estande também contou com o portfólio comercial mais amplo da marca e as últimas soluções de pós-venda e conectividade, além de diversas atrações para o público em geral, como simuladores de corrida de caminhões VW e muito mais.


“Nossa fábrica de Resende, no Brasil, também contribuirá com esse percurso sustentável, adicionando 10% de diesel verde HVO ao primeiro fornecimento de seus produtos na linha de montagem. Como líder de vendas no mercado brasileiro de caminhões, assumimos nossa posição na vanguarda para trazer conceitos inovadores ao setor de transporte de carga que possam ajudar a guiar as próximas gerações de veículos comerciais”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


Após apresentar o Programa Futuro em 2022, que promove ações e aproveita boas práticas para um legado ainda mais sustentável para as gerações futuras, desta vez a marca avança seus estudos em direção à descarbonização, um de seus pilares na estratégia ESG, tudo com desenvolvimento 100% brasileiro. O grande destaque deste ano é o inédito protótipo de caminhão VW Meteor Hybrid com sistema de tração inteligente, um conceito desenvolvido em parceria com a Suspensys para estudar uma solução voltada ao transporte rodoviário que não dependa de infraestrutura de carregamento específica.


Equipado com um motor a diesel e um eixo auxiliar elétrico, esse protótipo pode percorrer longas distâncias sem recarregar. Tudo isso é calibrado automaticamente por meio de tecnologias incorporadas ao veículo pela VWCO, com o potencial de reduzir mais de 90% das emissões de CO2e quando combinado com o uso de HVO. Para ganhar ainda mais eficiência, ele também apresenta um pacote aerodinâmico inovador.


Outro produto de destaque é o Constellation 26.280 movido a biometano, que começará a ser testado em frotas de clientes a partir de 2025. O modelo tem a maior autonomia do seu segmento para veículos a gás, com 240 metros cúbicos (ou 960 litros) de capacidade de armazenamento, e alcança o maior benefício ambiental quando alimentado com biometano, apresentando uma redução de até 90% nas emissões de CO2e, sendo uma solução alinhada à alta disponibilidade desse combustível na principal aplicação que busca atender, a coleta de resíduos.


A nova geração do e-Delivery traz motores com maior torque e maior capacidade de carga útil, além de mais conectividade na cabine e soluções para reduzir o tempo de recarga e facilitar seu uso em novas aplicações. Primeira fabricante a desenvolver e produzir um caminhão 100% elétrico na América Latina, a VW Caminhões e Ônibus já está fazendo contribuições significativas: com os veículos em operação no continente, são evitadas mais de 15 mil toneladas de emissões de CO2e por ano, em comparação com a mesma categoria de caminhão a diesel.


E os esforços para descarbonizar seus veículos não param por aí. Pela primeira vez, cada primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção será feito com 10% de diesel verde, denominado HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado). Dessa forma, juntamente com os 14% de biodiesel que já compõem o diesel comercial padrão no Brasil, o percentual de combustível renovável utilizado na operação sobe para 24%. Para comparação, entre o HVO e o diesel fóssil puro, há uma redução de até 90% nas emissões de gases de efeito estufa devido ao ciclo completo de produção e uso do combustível.

Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera para o futuro